Jejum Intermitente- Posso fazer? É Moda, Estilo de vida ou Dieta. Hoje vamos abordar esse assunto que por sinal é bem comentado e com muitos adeptos do Jejum Intermitente, e também esclarecer algumas dúvidas, benefícios e várias dicas.
Olá meninas! Tudo bem? Espero muito que sim 🙂
Vocês conhecem, são adeptos ou já ouviram falar sobre Jejum Intermitente? Se nunca ouviu falar ou sabe pouco sobre, fique tranquila abaixo separei todas as informações e benefícios desse Jejum para a saúde. Vem comigo conferir!
Existem algumas definições para o Jejum Intermitente, para alguns é apenas uma moda do momento, para outros um estilo de vida e alguns seguem como uma Filosofia de vida de cura e transformação para o corpo e para a mente e até mesmo religiosa.
JEJUM INTERMITENTE
Existe a mais de 5.000 mil anos e já era usado como terapia médica por Hipócrates, com intuito de tratar na época doenças agudas e crônicas. Atualmente na grande Europa o Jejum intermitente já é usado para como tratamento médico, ganhou destaque e popularidade na medicina alternativa americana ambos com o foco em benefícios a sensação de calma, alerta mental e melhoria do ânimo, desintoxicação do organismo, seguindo o princípio de que muito acúmulo de substância tóxicas são responsáveis por muitas doenças.
Ao longos dos anos a ciência vem mostrando que algumas restrições calórica em seres humanos aumenta a extensão do tempo de vida e proteção de doenças relacionadas ao envelhecimento.
O QUE ACONTECE COM O NOSSO CORPO DURANTE O JEJUM?
Quando comemos algum alimento que aumenta muito a taxa de açúcar no sangue, nossa glicemia é elevada ocorrendo a liberação de insulina, criando um acúmulo de açúcar no sangue ou aumento de produção de gordura no fígado. E durante o jejum tanto a glicose como a insulina caem e a medida de glicose e glicogênio diminuem, o corpo passa usar as proteínas como fonte primária.
QUAIS OS BENEFÍCIOS ?
- Promove muito mais a mobilização da gordura, poupando o glicogênio muscular antes inibidos pela insulina
- Promove o aumento do metabolismo, do consumo de energia em repouso e da perda de massa gorda , enquanto preserva a massa magra
- Faz o organismo ir eliminando componentes não mais úteis e promove importantes reparos celulares para a saúde dessas células
- Melhor adaptabilidade ao estresse o que faz com que o corpo crie uma maior proteção imunológica
- Não faz perder massa muscular
- Ajuda a ativa o hormônio do crescimento (GH), aproximadamente 5 vezes desenvolvendo assim muito mais o músculo
- Em estudos em seres humanos o jejum intermitente mostrou uma considerável redução dos efeitos colaterais da quimioterapia
- Ajuda a prevenir e melhora do Diabetes tipo 2, prevenção da progressão do diabetes tipo 1 e melhoras do níveis de insulina para resistência a insulina
- Reduz marcadores de estresse oxidativos, marcadores de inflamações e doenças crônicas
MUITO IMPORTANTE!
Qualquer um pode fazer o Jejum intermitente? Quantas horas preciso ficar sem comer? Posso iniciar o Jejum sem orientação médica ou de um Nutricionista?
São perguntas muito frequentes e de máxima importância. Abaixo deixo um vídeo explicativo com Dr. Victor Sorrentino onde esclarece todas as dúvidas possíveis. E a partir daí vocês tirarem suas conclusões.
Lembre-se é muito importante que procure um (a) Nutricionista para melhor resultado do Jejum Intermitente para você. Cuide-se!
Saber mais sobre:
Dr. Victor Sorrentino símbolo de um movimento médico que tem como objetivo possibilitar a longevidade saudável através de uma Medicina Integrativa.
Espero muito ter ajudado e boa sorte meninas, qualquer dúvida deixe abaixo nos comentários! 🙂
Me sigam também nas redes sociais
Super abraço e até!!
Equipe Lia de Blog
Excelente matéria, parabéns !
Obrigada!! Bjs
adorei o artigo !! com certeza jejum intermitente eh uma otima opçao
Que bom que tenha gostado! Abraços
É um conceito interessante mas tenho hipoglicemia não consigo ficar muito tempo em jejum mas o meu namorado já gosta de seguir o jejum intermitente.
Olá, é verdade tendo alguma restrição não é bom mesmo. Mas para quem pode é uma boa alternativa sim, desde de que a pessoa se sinta bem. Abraços
Otimo artigo com boa informação e com a opinião de um profissional
Olá Eliana, fico feliz que tenha gostado! Sim, sempre é importante e necessário a opinião de um profissional. E super dá certo desde de que tenha disciplina e comprometimento!
Abraços
Jejum intermitente é muito bom para emagrecer. Desde que esteja bem de saúde.
Aconselho ir ao médico e fazer uma avaliação.
Tem toda razão Margarida, nenhum procedimento devemos fazer sem orientação médica não é mesmo!
Eu sou adepta, meu corpo responde muito bem, mas vai de cada um.
Abraços
Amei a matéria! Comecei o jejum intermitente há uns 4 meses, nunca mais eu paro! 😀
Olá, que bom que tenha gostado do post! Melhor ainda que esta dando certo para você, pois fazendo corretamente e com orientação de um profissional, da super certo. Bjs
Obrigada Daniel!