Melasma o que é essa mancha na minha pele? Como tratá-la?

Melasma, hoje vamos falar um pouco sobre esse assunto e ajudar a esclarecer dúvidas sobre essa doença, sintomas, causas, tratamentos e se há possibilidade de cura.

 

Oi meninas!

O Brasil em especial está localizado com grande parte da sua superfície entre o trópico de Capricórnio e cortado ao norte pela linha do Equador. Mais o que isso quer dizer?

Que é uma região que recebe maior intensidade de radiações solares, o que o torna um país de maior área intertropical ( conhecida como a zona mais quente ), e nesta área que existe um aumento no número  de pessoas com problemas de pele, como o câncer.

E no post de hoje como já perceberam é pra falar do Melasma, pode até parecer um assunto desconhecido pra algumas pessoas,  mas é bem, mais presente do que podemos imaginar. E saber identificar o tipo de mancha é uns dos primeiros passos para o tratamento segundo os Dermatologistas.

 

MELASMA, O QUE É?

 

 

Melasma o que é essa mancha na minha pele? Como tratá-la?

 

Melasma, também conhecido como Cloasma é caracterizado por machas amarronzadas na pele com formas irregulares e diferentes intensidades. Aparecem na região do colo e nos braços e com mais frequência no rosto. Pode aparecer em homens, mais essa doença é mais comum em mulheres por vários motivos, hormonais ( com uso de anticoncepcionais, as famosas pílulas ) e presente na gravidez, conhecido também como Melasma gravídico, podendo ou não desaparecer após a gestação.

E outros fatores como Exposição ao sol, predisposição genética também influenciam no aparecimento do Melasma.

Essas manchas congênitas já acompanham todos nós desde o nascimento, e são benignas e com o passar do tempo elas se desenvolvem em algumas pessoas com predisposição a te-las e devem ser acompanhadas por um Dermatologista para melhor diagnóstico.

 

SINTOMAS

  • Manchas escuras ou amarronzadas
  • Aparecem na face ( maçãs do rosto, nariz e bochechas), colo, braços
  • Formatos irregulares e manchas bem definias

 

Melasma o que é essa mancha na minha pele? Como tratá-la?

 

 

TRATAMENTO

  • Dermatologista é o profissional indicado para diagnosticar e tratar o Melasma
  • Orientações de proteção contra os Raios ultravioletas e luz visível
  • Uso de Protetor Solar
  • Medicamentos tópicos
  • Peelings, lasers aplicações de luz

Importante dizer que o tratamento do Melasma é baseado em clarear as manchas, estabilizar e impedir que o pigmento volte, ainda não há cura para a doença.

Alguns procedimentos usados são:

 

FOTOPROTEÇÃO

Aqui vem a importância de usar o protetor solar para proteger a pele contra os raios solares, de preferência para filtros que tenham proteção contra os raios ultravioletas A ( UVA ), e B  (UVB ). Pessoas que foram diagnosticadas por Melasma devem usar um filtro solar alto, ( FPS ) e potente, físico e químico nas regiões afetadas.

O uso desses filtros solares ajudam estabilizar os resultados obtidos por todo os outros procedimentos indicados.

 

LASER E LUZ PULSADA 

Existem algumas formas de energia luminosa usada no intuito de clarear o melasma. É um procedimento que deve ser usado com muito cuidado para não gerar mais pigmentação. Procedimento realizado apenas por profissional, no caso, o médico Dermatologista.

 

CREMES

Ajuda na remoção da mancha, os mais usados são a base de ácido glicólico, ácido azeláico, ácido retinóico e hidroquinona. Demora mais ou menos uns 2 meses para obter resultados e é um método que não funciona com todos os pacientes. Esse tratamento é usado junto com fotoproteção constante, para melhor resultado.

 

PEELINGS

Existem diversos tipos de peelings desde os superficiais que são os mais seguros, aos mais profundos, que são os que atingem camadas mais profundas da pele. Pode clarear de forma gradual a pele ou até mais rápido do que os cremes, dependendo de cada caso. O Dermatologista indicará o mais adequado.

 

PREVENÇÃO

A proteção solar é a maior prevenção para o melasma, no caso o uso do Protetor Solar, que deve ser usado diariamente, mesmo nos dias nublados e chuvosos. Pessoas com melasma devem fazer uso de bonés ou chapéus, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. Toda medida que proteja a área com a mancha da exposição solar é válida, evitando assim o agravamento do caso.

 

VOCÊ SABIA?

Que os filtros solares comuns não protegem totalmente uma pessoa com melasma?!

Sabem porque?

O Melasma pigmenta também com a luz visível então é importante associar a fotoproteção a filtros físicos, que protegem contra a luz visível!

Outra medida importante é a reaplicação do filtro solar para manter a proteção durante todo o dia.

 

Melasma o que é essa mancha na minha pele? Como tratá-la?

 

 

Lembre-se:

Converse com seu Dermatologista para que ele possa indicar o melhor tratamento e produtos de acordo com a sua necessidade.

E como sempre  digo!

CUIDE-SE……

 

VEJA TAMBÉM!!

Protetor Solar e sua importância desde a infância a fase adulta

Me Sigam nas redes sociais

Pinterest

Google+

Tumbrl

 

Um grande abraço 🙂

 

Deixe um comentário

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.