Acne na fase adulta-quais os problemas que desencadeiam e qual melhor tratamento

Acne na fase adulta – geralmente envolve muita insegurança e incertezas das causas pelas quais elas aparecem e qual o melhor tratamento. E o que parece ser algo incomum, esta muito presente entre os adultos, principalmente nas mulheres. Se é o seu caso ou ficou interessada, vem comigo conferir.

 

acne

 

Primeiramente, vale ressaltar procure sempre ajuda de um profissional ou de um Dermatologista caso esteja passando por esse problema de acnes, e leias essas dicas, esta bem explicado e espero muito ajudar. Bom, vamos lá!

Quando o assunto é acne logo pensamos em adolescência… puberdade não é mesmo!? Mais deixou de ser algo dessa faixa etária. Segundo estudos publicado pelo British Journal of Dermatology em janeiro passado, cerca de 63% dos pacientes são mais propensos a ter depressão devido afetar diretamente auto estima.

Acne particularmente, é mais difícil de esconder, mesmo com maquiagens e filtros de fotografias digitais. Pois a inflamação das glândulas sebáceas se apresenta com relevo e interfere na uniformidade do rosto área que fica totalmente exposta, causando um abalo emocional.

Também há uma certa dificuldade no tratamento e para obter um diagnóstico preciso o que dificulta as vezes o processo.

 

Confira também!

Tipos de Pele e cuidados

Pele Mista e quais cuidados devemos ter diariamente

Pele Oleosa e os cuidados específicos que devemos ter

 

Acne na fase adulta

 

Diferente da acne que tivemos na adolescência, a da fase adulta costuma ser persistente, mais resistente aos medicamentos e os pontos onde se concentram mais é na região da mandíbula e do queixo podendo aparecer também nas costas, peitoral e alguns casos no couro cabeludo.

 

acne

 

Acne- causas

 

  • Distúrbios hormonais – ligado ao sistema endócrino , onde um excesso da secreção sebácea é o grande causador da acne, pois sofrem influência diretamente com androgênios (hormônio produzido pelos ovários e pelas glândulas suprarrenais), e o mais envolvido nessas erupções da pele é a testosterona . Nesse caso se houver um aumento na produção dessa substância na corrente sanguínea, se manisfestará com um aumento do sebo criando uma possibilidade maior de aparecerem novas espinhas entre outros problemas.

 

acnes
Reprodução/Pixabay

 

  • Stress – o fator em que pesquisas mostram que é mais comum em mulheres que sofrem do problema, onde os endocrinologistas explicam que quanto mais tensas são as que apresentam maior número de incidências de lesões. Pois ocorre um super estímulo das glândulas suprarrenais aumentando assim a quantidade de androgênios.

 

acne
Reprodução/Pixabay

 

 

  • Cosméticos – resíduos que vão se acumulando e impedindo a oxigenação dos folículos levando as obstruções, inflamando o sebo. Por isso encontramos hidratantes, protetores e antissinais com textura leve para peles acneicas, ação bactericida e seborreguladora.

 

acne
Reprodução/scam plastic

 

Acne – tratamentos

 

  • Medicamentos antiandrogênicos – Opção com grande êxito no tratamento de acnes na fase adulta, pois inibem a produção de androgênios ou bloqueiam seus receptores. Alguns são espironolactona e também alguns anticoncepcionais.

 

  • Ativos tópicos – geralmente costumam ser uma das primeiras tentativas por não ter efeitos colaterais.

 

  • Isotretinoína – com uma extensa lista de efeitos colaterais que provocam ( ressecamento da pele, aumento dos níveis de colesterol e triglicerídes, anemia, irritação ocular , desordens hepáticas e do sistema nervoso. O mais conhecido é Roacutan ( prescrito somente pelo médico e só em casos mais graves ou quando as outras tentativas não dão efeito positivo ). Esse medicamento age diretamente nas glândulas sebáceas, reduzindo seu tamanho e quantidade de óleo secretado. A indicação para mulheres na idade fértil deve ser muito cautelosa, pois pode levar a malformação do feto ou provocar aborto

 

  • Probióticos – em sachês ou cápsulas, vem sendo cada vez mais recomendados para muitas finalidades, incluindo dermatológicas, as famosas bactérias, que se proliferam no intestino, com ação anti-inflamatória no organismo, inclusive na pele.

 

  • Cuidado emocional – vale ressaltar que qualquer um desses tratamentos pode falhar se não houver atenção com saúde mental, ainda mais quando a persistência da acne ocasiona abalo emocional. Então um dos tratamentos essenciais é cuidar da mente, pode parecer “clichê” mais não é, pois acaba afetando a auto estima e em alguns casos podendo seguir para uma depressão, principalmente quando o grau da acne esta bem avançado, ocasionando o rosto deixando-o inchado, avermelhado, inflamações, muitas dores, etc. Em muitos casos é preciso sessões de psicoterapia, terapias alternativas, massagens ou simplesmente a inclusão do cotidiano de atividades que aumentam o bem-estar.

Abaixo, compartilho um vídeo com vocês do relato da Suellen Neves, onde vão perceber como esse problema de acne afeta a vida de uma pessoa. Tem vários vídeos onde também relata sua luta contra as acnes e uma linda história de superação no final!

Muito motivador, caso esteja passando por esse problema.

 

 

Espero muito que tenham gostado e a gente se ver em breve!!! 🙂

Beijos meninas 

Equipe Lia de Blog

 

1 comentário em “Acne na fase adulta-quais os problemas que desencadeiam e qual melhor tratamento”

Deixe um comentário

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.