Chás naturais – como dormir melhor com essas combinações

Chás – hoje vamos falar sobre benefícios dessas ervas e te ensinar a fazer:

chás para dormir

Com passos simples, é possível qualquer um fazer essas combinações de chás, que juntos vão potencializar o efeito e te ajudar dormir.

E vamos combinar, que um chá quentinho nas noites frias de inverno que estão chegando, é uma maravilha não é mesmo?

Fazem parte da vida de muita gente o hábito de tomar uma boa xícara de chá, lendo um bom livro, como remédio natural para o organismo… não importando seu sabor (ervas ou flores), e temperatura (quente, frio ou morno), ele está presente.

Chás e seus benefícios

É a bebida típicas dos ingleses, mais lógico que já caiu no gosto dos brasileiros, pela variedade e gostos, alguns digamos um pouco peculiar; como o chá de Boldo (ótimo para limpar o sangue, má digestão, problemas do fígado…), enfim.

Não é à toa, que frequentemente a ciência traz assuntos relacionados a princípios da bebida, trabalhando para descobrir cada vez mais benefícios e suas propriedades.

E só para te incentivar, (caso esse não seja um hábito), vou te mostrar benefícios para a sua saúde.

Chás – 10 benefícios para a sua saúde

1- para uma saúde melhor

Diferentes pesquisas mostram que 3 xícaras diárias da bebida, podem diminuir a chance de diferentes doenças. Se quiserem faço um post falando mais sobre isso.

2- para saúde mental

Também aparece associado a essa questão, como fatores de diminuição de desenvolver depressão. Recomenda-se 3 xícaras diárias para redução em até 37% desenvolver a doença.

3- para emagrecer

Sabemos que existem vários chás com esse propósito, mais vou da ênfase para o verde (acompanhados de exercícios físicos para acelerar o resultado).

Deve ser tomado 10 minutos antes da prática da atividade física, pois ele ajuda na oxidação da massa de gordura corporal, segundo estudos.

4- para não andar esquecendo

Esse por sinal vou consumir, pois ando um pouco esquecida 🙂

Para ficar com a memória em dia o indicado é o chá de hortelã. Pesquisadores do Reino Unido, analisaram em pesquisas que o consumo da bebida ajuda a despertar o humor, cognição , e a melhorar a memória de longo prazo.

5- bom para o Fígado

Pesquisadores descobriram que o consumo diário da bebida, podem trazer resultados positivos para a saúde do corpo. E avaliaram que as pessoas que consumiam chá regularmente tinham menos probabilidade de desenvolver câncer de fígado, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e doença hepática crônica.

6- Adeus TPM

Pra aliviar os sintomas não perca tempo e faça esse chás de erva doce e sálvia, que ajudam aliviar as dores abdominais, e já o de camomila vai ajudar para aliviar efeitos de irritação e ansiedade (sabemos bem que a maioria de nós ficam muito nervosas não é mesmo?),.

Já o de canela tem propriedades que aumentam o flux menstrual. E lembrando a orientação é tomá-lo frio ou bem morno, justamente se for apenas para os sintomas de TPM.

Chá mais quente aumenta também o fluxo.

>>>Posts relacionados a Saúde da Mulher<<<

7- para se concentrar mais

Em muitos estudos, a bebida estar associada ao fator de aperfeiçoamento de funções cognitivas. Graças a presença da cafeína e do aminoácido teanina, chás podem e muito ajudar na concentração e também na capacidade de aprendizado.

8- para refrescar em tempo quentes e abafados

Um chá que consumido frio é perfeito para esses tempos e o chá de menta, guarde-o na geladeira e quando estiver gelado, pode consumir.

9- para os dentes

São sugeridos os chás pretos e verdes, pois ajudam a reduzir inflamações dentarias e também trabalham na parte preventiva de do crescimento e adesão de bactérias na boca.

10- para dormir melhor

Recomendado o chá de camomila por ser rico em antioxidantes flavonoides. Abaixo vou falar mais sobre esse chá e também quais as combinações perfeitas para potencializar o efeito.

Bons exemplos de que o consumo diário dessa bebida faz muito bem!

benefícios dos chás
Foto reprodução/liadeblog

Agora vamos falar quais os chás fazem parte dessas combinações que ajudam a dormir melhor, como prometido no título.

1- Chá de Camomila

chá de camomila
Foto Reprodução/Pixabay

Camomila vem do nome científico Matricaria recutita, uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de ansiedade, devido o seu efeito calmante.

Em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em alguns mercados em formas de saches pode-se comprar a camomila.

2- Chá de Capim cidreira

capim cidreira bebida como chá
Fotoreprodução/Pixabay

Capim cidreira é uma planta robusta que cresce formando touceiras, seu nome científico Cymbopogon citratus também é conhecida como capim-santo, capim-limão, capim-cidró, capim-cheiroso e cidreira.

Confundida com a erva-cidreira, mas suas propriedades são bem diferentes, embora ambas façam muito bem a saúde.

Sua propriedades terapêuticas são calmante, analgésica, digestiva, antibactericida, diurética, antidepressiva, expectorante, relaxante e desinfetante.

Essa combinação vai te ajudar a relaxar e com o consumo diário vai observando as mudanças.

receitas de chás naturais
Foto Reprodução/liadeblog

3- Chá de hortelã

chá de hortelã
Foto Reprodução/Pixabay

A hortelã é uma erva aromática e com vários benefícios, pode ser usada na culinária e também para fins medicinais que é no nosso caso aqui.

Possui ação analgésica, antiespasmódica, afrodisíaca e analgésica, sendo um ótimo chá para tomar a seguir às refeições porque ajuda na digestão. Ela também tem ação anti-parasitária sendo útil para combater amebas e giárdia.

O segredo desse chá aqui, no sentido de ajudar no sono, como citado acima a hortelã ajuda na digestão (é recomendado consumi-lo sempre após as refeições. A função aqui é a mesma.

Depois do jantar ou lanche ( de acordo com a sua alimentação) é tomar esse chá com a combinação do outro que vou citar abaixo.

4- Chá de erva-doce

É uma planta medicinal original do Mediterrâneo, cultivada em regiões de clima temperado e subtropical.

Possui propriedades antiespasmódicas, estimulantes, relaxantes, vermífugas, antirreumáticas, anti-inflamatórias, diuréticas e antioxidantes.

combinações de chás
Foto Reprodução/LiadeBlog

Lembrando, que a opção escolhida foram ingredientes totalmente naturais, voltados para um estilo de vida saudável.

E que os resultados vão te acordo com a sua dedicação e constância. E deixando claro também, que nada substitui uma avaliação médica caso necessite.

Chás – BÔNUS

Como está chegando o inverno umas receitinhas de chás para aquecer o frio, caem muito bem não é mesmo. Então, vou compartilhar com você 2 que eu adoro e muito saborosa também!

chás no inverno

Chá de Camomila e Laranja

Ingredientes

1/2 litro de água

1 laranja descascadas em pedaços

Acima tem a receia do chá de camomila ou pode optar por 2 saches de camomila

Ferva primeiro a água e adicione a laranja e depois os sachês (ou o chá que ensinei acima). Aguarde até que ferva por uns 2 minutos e sirva.

Chá de Capim cidreira e Limão

Ingredientes

300 ml de água;

1 folha de capim cidreira picado com tesoura;

1 gengibre sem casca e cortado em 4 pedaços de mais ou menos 0,5 cm;

1 rodela de centro de limão siciliano com casca.

Ferva a água e vá acrescentando os seguintes ingredientes acima

Capim cidreira, gengibre cortado e limão siciliano. Desligue o fogo e tampe por aproximadamente 5 minutos. Coe e sirva.

Ficam uma delícia!

Se você quer receber, mais receitinhas de chás bom para várias outras coisas, eu mando exclusivamente para você! É só comentar aqui abaixo nos comentários EU QUERO que envio! Combinado?

Na loja online CHÁ & CIA – produtos naturais você encontra muitos chás e outros produtos todos voltados para vida saudável.

Cuide-se….

2 comentários em “Chás naturais – como dormir melhor com essas combinações”

Deixe um comentário

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.