Endometriose sinais e sintomas que podem te ajudar a identifica-la, neste Post vamos falar sobre um assunto que afeta cerca de seis milhões de mulheres no Brasil em fase reprodutiva, e como identifica-la.
ENDOMETRIOSE
É uma doença caracterizada pela presença e aumento fora da cavidade uterina de endométrio -tecido que reveste o interior do útero- ou seja, em outros órgão da pelve como: bexiga, ovários, intestino e trompas.
O endométrio todos os meses, fica mais espesso aguardando um óvulo fecundado possa se implantar nele para que ocorra a gravidez e quando isso não acontece, ele sofre descamações e é expelido na menstruação.
A Endometriose acomete mulheres a partir da sua primeira menstruação podendo ir até a última e e geralmente ela é mais frequente na faixa etária dos 30 aos 40 anos, mas diagnosticada entre outras idades também.
Só hoje, a Endometriose afeta cerca de seis milhões de brasileiras, segundo a Associação Brasileira de Endometriose, e cerca de 30% podem desenvolvê-la, com chances de ficarem estéreis.
SINTOMAS
Os sintomas podem variar de uma mulher para mulher, como dores e cólicas fortíssimas, como também nenhum desconforto e outros casos acompanhado de infertilidade.
Outros sintomas comuns estão:
- Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
- Dor pré-menstrual;
- Sangramento menstrual intenso ou irregular;
- Dor difusa ou crônica na região pélvica;
- Dor durante as relações sexuais;
- Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
- Dificuldade para engravidar e infertilidade.
- Fadiga crônica e exaustão;
DIAGNÓSTICO
Deve ser dado pelo Ginecologista levando em consideração a faixa etária e sintomas que a mulher tenha. É feito por meio de exame físico, ultrassom (ultrassonografia) endovaginal especializado, exame ginecológico, dosagem de marcadores e outros exames de laboratório.
Endometriose Leve
- São usados anti-inflamatórios, reduzem as dores mas não impedindo o desenvolvimento da doença. Este tipo de tratamento não afeta a ovulação e, por isso são mais usados por mulheres que pretendem engravidar.
Endometriose Profunda
- São indicados o uso de remédios hormonais (Anticoncepcional oral ou DIU Mirena) ou cirurgia para reduzir a quantidade do tecido endometrial fora do útero. Tratamento mais comum em mulheres com mais de 40 anos.
Se a doença for detectada logo no início, o tratamento poderá ser instituído precocemente, aumentando a efetividade de alívio dos sintomas. Para isso, a mulher deverá relatar ao médico as situações atípicas e quaisquer outros problemas que possam ser sintoma da endometriose.
Uma outra dica muito importante é ir regularmente ao Ginecologista desde da primeira menstruação e sempre conversar com seu médico, sobre qualquer mudança no seu ciclo menstrual.
Pra facilitar armazenar todos os dados do seu Ciclo menstrual!!!
Deixo a Dica do Aplicativo gratuito para iPhone e iPad CLUE
Um abraço, até a próxima! 🙂