Mamografia: todas as informações e a importância do exame

Neste post trago de uma forma simples e direta sobre a importância desse exame para nós mulheres, a Mamografia.

 

Vamos lá!

É de extrema importância, sempre que possível, falarmos sobre esses assuntos, trazendo acima de tudo a Informação para que ocorra a Prevenção.  Acredito que essas duas palavrinhas podem em muitos casos salvar vidas.

Estima-se que cerca de 2,5% das mortes em mulheres no Brasil, ocorram devido ao câncer de mama. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia a falta de informação e um diagnóstico precoce só aumentam essa triste estatística.

Por isso a eficácia na Prevenção e Diagnóstico que a Mamografia oferece é essencial, e estudos feitos com mais de 130 mil mulheres durante três décadas, mostraram que foram possível reduzir esses casos em quase 30%, apenas com a realização do exame.

 

Mamografia: todas as informações sobre o exame

 

MAMOGRAFIA

É um exame radiológico para a avaliação das mamas, feito com aparelho de raio-X chamado Mamógrafo. Com ele é possível detectar as lesões benignas e cânceres, apresentados por nódulos e calcificações.

O exame pode ser totalmente indolor ou em alguns casos causar um pequeno incômodo mais é suportável, explica os especialistas. O paciente/cliente é posicionado e radiografado resultando imagens de altíssima qualidade do tecido mamário.

O exame deverá ser agendado se possível na segunda ou terceira semana do ciclo menstrual, que é o período que há menor densidade do tecido glandular da mama.

 

Mamografia: todas as informações e a importância do exame
MAMÓGRAFO

 

TIPOS DE MAMOGRAFIA

 

Existem 2 tipos de aparelhos o Convencional e o Digital e ambos usam o raio-X, a diferença está apenas na captação da imagem.

 

  • MAMOGRAFIA DIGITAL– utiliza o sistema de tela com alta resolução, com receptor pra captar imagem do tecido mamário que são transmitidas para o computador, com recursos mais avançados e ótima definição de imagem e uma grande vantagem que podemos citar aqui é na maior possibilidade de detectar nódulos microscópicos e alterações bem pequenas com mais precisão.

 

  • MAMOGRAFIA CONVENCIONAL– utiliza um filme que após a exposição da mama no  Raio-X, será processada e a imagem é capturada no próprio filme e se por algum motivo tiver algum problema o exame terá que ser feito novamente.

 

O laudo da mamografia é interpretado por um médico radiologista, após isso a paciente mostra ao seu médico que solicitou o exame e assim terá o diagnóstico.

Mamografia: todas as informações e a importância do exame

 

IDADE RECOMENDADA PARA FAZER O EXAME

 

Deve ser realizada em todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade, como exame de rotina e em outros casos como histórico familiar ou alguma queixa durante o exame do toque da mama, assim o exame é solicitado antes da idade indicada.

Ultrassonografia  de mama também é indicada em outros casos, complementando a mamografia.

 

POR QUE FAZER O AUTOEXAME MENSAL DAS MAMAS?

 

O autoexame mensal é de extrema importância e deve ser feito logo após o período menstrual, pois quando a mulher segue essa rotina fica muito mais fácil perceber alguma mudança, facilitando assim um diagnóstico precoce e com grande chance de cura. E muito fácil de fazer, pode ser na hora do seu banho, na hora de dormir ou que acorda, várias opções, só não deixe de realiza-lo.

Para realiza o autoexame é importante que siga esses três passos principais:

  • incluem fazer observação em frente ao espelho
  • palpar a mama de pé
  • repetir a palpação deitada.

 

Mulheres que estão na menopausa ou que fizeram histerectomia ( remoção de parte ou da totalidade do útero ), deve fazer o exame no primeiro dia do mês ou um outro dia que possa lembrar com mais facilidade.

Mais é muito importante que a mulher esteja em dia com todos os exames, evitando assim problemas futuros.

 

Mamografia: todas as informações e a importância do exame

 

OUTUBRO ROSA

É um mês muito especial, dedicado ao combate do Câncer de mama, onde ocorrem muitos eventos voltados para a informação, prevenção e tratamento da doença.

Muitos hospitais aderem a Campanha facilitando o acesso das mulheres aos exames de diagnóstico oncológicos como a mamografia.

Há tratamentos particulares e fornecido pelo SUS e também são intensificados no Outubro Rosa, para atender maior número de mulheres.

 

Mamografia: todas as informações e a importância do exame
OUTUBRO ROSA

 

É tão bom ter um tempo pra cuidar da gente não é mesmo? É um ato de amor próprio é cuidar de você, é conhecer seu corpo e tá com a consciência tranquila em relação a sua saúde!

Então vá regularmente ao seu médico, converse, fale sobre qualquer mudança no seu corpo, dúvidas…. não tenha medo de perguntar. CUIDE-SE!

 

VEJA TAMBÉM: Endometriose sinais e sintomas que podem te ajudar a identifica-la

 

Para maiores informações, visitem o site da Sociedade Brasileira de Mastologista.

 

LEMBRE-SE:

A Prevenção é a cura pra toda doença diagnosticada precocemente!

 

Um forte abraço 🙂