Pele com manchas: qual o protetor solar que pode te ajudar neste verão

*post atualizado em 20/10/2023

Pele com manchas é um problema que afeta muitas pessoas de um modo geral, principalmente no Verão quando os casos aumentam, isso se dá seja pela proteção inadequada ou a falta dela.

E com isso, podemos ter várias complicações ao longo da vida e desenvolver manchas que são vão aumentando independente do seu tipo de pele.

Você tem pele com manchas, te afeta de alguma forma ou ficou apenas curiosa… confira abaixo essa dica que vai te ajudar bastante neste processo de cuidado, proteção e recuperação da sua pele.

pele com manchas

Pele com manchas, qual o grande vilão?

Sim, ele mesmo!? Nosso querido Sol e como tudo em excesso é prejudicial, isso não é diferente aqui. Os raios solares fazem muito bem para a saúde, desde que sejam absorvidos pela pele nos horários adequados. O ideal é tomar sol antes das 10h e após as 16h, quando os raios UVA/UVB são mais amenos, lembrando que sempre usar protetor solar e se possível chapéu e óculos.

Segundo os dermatologistas, tomar sol faz muito bem à pele. Pois ele é fonte de vitamina D e tem sido usado como um dos recursos para tratar e prevenir diversas doenças. Ajudando a aumentar a imunidade e a produção de hormônios importantes para o corpo humano.

No entanto, a exposição excessiva à radiação solar pode causar também inúmeros problemas à saúde e efeitos graves à pele. O equilíbrio é ideal!

Entre os principais problemas causados pelo excesso de sol estão: queimaduras e envelhecimento precoce da pele, problemas de visão, acne, alergias, manchas e feridas na pele e até câncer. Isso a longo prazo pode ocasionar problemas irreversíveis.

Pele com manchas? Qual o tipo mas comum nessa estação?

Melasma é uma das preocupações mais recorrentes, elas geralmente apresentam um tom amarronzado e surgem devido à constante exposição à radiação solar desde a infância sem a proteção adequada.

Em mulheres, esses sinais também podem ser agravados pela gestação, menopausa ou mesmo o uso de pílulas anticoncepcionais. Então fique atenta!

pele com manchas
Foto/MantecorpSkincare

Os fatores como as mudanças hormonais ou a forte incidência diária de raios UVA/UVB fazem com que a melanina, substância responsável por nossa pigmentação, seja produzida em excesso e com isso; ela fica alojada dentro da pele desenvolvendo as tão temidas manchas na pele.

Melasma tem cura?

Olha… a boa notícia é que, com cuidados específicos, persistência e foco total no tratamento contínuo você pode curar-se do melasma. Em geral, esses cuidados começam em casa, com a aplicação de dermocosméticos com vitamina C tópica, vitamina E, ou ácido retinoico ou glicólico, por exemplo, que ajudam nesse processo.

Mas lembrando que é importantíssimo que procure ajuda de um Dermatologista que irá te levar há um diagnóstico preciso. Cada caso é um caso, devido os casos diferentes de manchas.

A recomendação varia de acordo com cada caso em especial. É importante manter a disciplina para esse hábito, pois é justamente o rigor da aplicação que contribui para um bom resultado.

Quais são os tipos de melasma?

O melasma é classificado de três formas:

  • Melasma epidérmico, quando a melanina se acumula na epiderme, camada mais superficial da pele. É o melasma que possui o tratamento mais rápido e fácil.
  • Melasma dérmico, quando a melanina se transforma em depósito na derme, camada mais profunda da pele. Como a pigmentação fica mais próxima de nervos e vasos sanguíneos, o tratamento pode ser um pouco mais complexo.
  • Melasma misto, quando a concentração de melanina ocorre nas duas camadas da pele.

Como prevenir o melasma?

Seja qual for o tipo de melasma identificado, é bom se atentar para o fato de que ele não surgiu de repente. É o que os especialistas asseguram:  “Se hoje você tem 30 anos de idade e ganha uma mancha escura na pele, saiba que ela não se formou hoje. Ela vem se formando, provavelmente, desde que você era criança, e tomava sol de maneira desprotegida”.

Para prevenir o aparecimento de manchas escuras na pele, não há muito segredo. As providências são simples e acessíveis, portanto basta se organizar corretamente para cumpri-las em sua rotina. O primeiro passo é evitar a exposição excessiva ao sol e ao calor.

ASSUNTOS RELACIONADOS

Melasma o que é essa mancha na minha pele?

Pele Mista e quais cuidados devemos ter diariamente

Pele Oleosa e os cuidados específicos que devemos ter

PELE COM MANCHAS – RADIAÇÃO SOLAR

Vamos entender um pouco sobre elas:

UVC

Altamente perigosa.
Bloqueada pela camada de ozônio.

UVB

Principal responsável pelas queimaduras solares.
Maior incidência no verão das 10h às 16h.
Proteção indicada no rótulo pelo FPS.
Causam Queimaduras, Vermelhidão, Manchas e Câncer de Pele.

UVA

Maior responsável pelo bronzeamento.
Presente o ano todo em qualquer estação.
Penetram através de vidros.
Proteção indicada no rótulo pelo PPD.
Causam danos cumulativos como Envelhecimento, Manchas, Rugas e Câncer de Pele.

Luz visível e Azul

Permite a nossa visão através da retina.
Emitida pelo Sol, lâmpadas e telas que produzam luz.
A luz azul é a fração mais perigosa por estar mais próxima ao UVA.
Pode causar manchas e envelhecimento da pele.

Infravermelho

Ondas de calor invisíveis.
Mormaço.
Causam queimaduras, manchas, rugas, envelhecimento e câncer de pele.

Por que proteger sua pele dos raios solares?

Envelhecimento

Aproximadamente 80% das alterações da pele associadas ao envelhecimento são causadas pelo Sol, dentre elas manchas, rugas e flacidez.

Câncer de pele

O Câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil, representando mais da metade do total de casos de cânceres registrados. Isso ocorre em razão do país se encontrar em uma zona de alta incidência de raios ultravioleta e ao grande número de descendentes europeus de pele clara residindo no Brasil.

A maioria dos casos de câncer de pele pode ser evitada com medidas simples de proteção solar. Porém, as estatísticas mostram que os brasileiros não se cuidam adequadamente: 60% da população expõe-se ao Sol sem proteção solar. Bora se cuidar!!!

Como se proteger

– Evitar exposição ao sol das 10h às 16h

– Utilizar óculos escuros de qualidade sempre que estiver ao ar livre

– Aplicação diária de fotoprotetor e não apenas em horários de lazer, visto que a maioria dos danos causados pela radiação são cumulativos.

– Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva, as pessoas de todos os tons de pele devem se proteger.

protetor solar contra manchas na pele
Foto/Adatina

Como escolher

Um protetor solar eficiente precisa oferecer alta proteção contra as radiações UVA e UVB, além de proteger a pele o dia todo, de modo prolongado e duradouro. Os protetores solares de Ada Tina protegem a pele intensamente contra os raios solares além de serem os únicos com 12 Horas de Proteção cientificamente comprovadas mantendo a pele muito mais protegida contra o foto envelhecimento e as manchas escuras causadas pelo sol.

É importante ter essa consciência de procurar bons produtos para não ter problemas e tratamentos bem mais caros depois.

Como aplicar

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia os protetores solares devem ser aplicados diariamente sobre todo o rosto, colo e pescoço numa quantidade equivalente a uma colher de chá, uma vez que o uso diário de protetores solares de alta eficiência é a maneira mais segura de proteger a pele contra o câncer.

PELE COM MANCHAS – PROTEÇÃO SOLAR POR 12 HORAS

A ADA TINA investe continuamente em tecnologias avançadas de proteção solar trazendo para o Brasil produtos que protegem a pele continuamente e de maneira duradoura. Todos os protetores solares das linhas Biosole e Normalize possuem 12 Horas de Proteção protegendo muito mais a pele contra o fotoenvelhecimento, manchas e câncer de pele mesmo sob o intenso sol do Brasil.

Protetor Solar Clareador Com Vitamina C Concentrada Pure C Fps 50 – 50ml

Indicado para quem tem Melasmas Grau 2 e Grau 3

pele com manchas
Foto/Adatina
pele com manchas
Foto/Liadeblog
protetor solar
Foto/Liadeblog
Cuidados com o Melasma
Foto/Liadeblog

QUEM DEVE USAR PURE C FPS 50

PURE C FPS 50 é indicado para a proteção solar e o tratamento das peles com manchas, melasma no rosto e sinais de envelhecimento, que necessitam de um potente efeito clareador e forte ação antioxidante e anti-rugas.

COMO USAR PURE C FPS 50

Aplique PURE C FPS 50 diariamente pela manhã e à noite, sempre sobre a pele limpa e seca.

Rotina e Tratamento do Melasma + Benefícios Anti-Idade

Para maior efetividade dos benefícios clareadores, anti-manchas e anti-rugas em sua rotina Skin Care, associe o uso do protetor solar clareador PURE C FPS 50 ao Clarivis TX, sérum Ultra Clareador e Rejuvenescedor de ADA TINA.

PRODUTO

Vegan

Never tested

Não toxic

pele com manchas
Foto/Liadeblog

E aí gostou do artigo? Qualquer dúvida é só me perguntar, ficarei feliz em ajudar! E aproveite pra ficar por dentro dessas dicas entre outras de cuidados e moda. É só me seguir nas redes sociais!

Abraços

Deixe um comentário

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.